Muitas foram as pessoas que começaram a investir em ações após o início da pandemia. E a quantidade só cresce: em relação à 2019, houve um aumento de 33% de CPFs cadastrados na bolsa de valores como investidores. E, se você quer fazer parte dessa estatísticas e quer dar o primeiro passo, este conteúdo é de ações para iniciantes. 

Você está no lugar certo, pois vou explicar tudo o que precisa saber para começar a investir na bolsa. Aliás, a primeira coisa que você precisa entender é que investir em ações é bem mais simples do que parece. 

Confira um pouco mais sobre o assunto e se torne um acionista da bolsa!

Como funciona o investimento em ações?

Há uma ideia básica quando o assunto é investir em ações. As ações são nada mais que parte das empresas e, para ganhar com elas, você precisa comprar por um valor e vender por outro mais elevado.

Sim, é a simples compra e venda, como qualquer outro produto. É a mesma coisa, por exemplo, de você comprar uma blusa e revender para um amigo por um preço mais elevado. A diferença é o lucro. Nas ações funciona da mesma forma.

A principal diferença desse tipo de investimento é que você precisa estudar um pouco mais sobre o mercado e, principalmente, acompanhar o desenvolvimento e as notícias sobre as empresas nas quais você investe.

Toda essa negociação vai acontecer no mercado secundário. É lá que você vai vender as ações e ganhar dinheiro com isso.

Quer saber tudo sobre ações e se sentir mais seguro para começar a investir? Então, assista a nossa série completa sobre o assunto!

Ações para iniciantes: principais conceitos

Agora que você já sabe a ideia básica de como as ações funcionam, precisa saber que existem dois tipos de ações: as ordinárias e as preferenciais.

Ações ordinárias

Também são chamadas de ações ON e têm como principal característica a vantagem de oferecer ao dono o direito a voto. Nem todas as empresas possuem esse tipo de ação, mas na hora de comprar é bem fácil de identificar: todas elas possuem o número 3 ao final, por exemplo, PETR3. 

A significância do seu voto na hora de decidir alguma coisa nas assembleias vai depender da quantidade de ações que têm da empresa.

Ações preferenciais

Também conhecidas como PN têm como vantagem o fato de darem preferência na hora de receber os dividendos. Quer identificá-las? É simples, basta ver que ao final do nome da ação tem o número 4, por exemplo, PETR4.

Há também um outro tipo de ação que você vai encontrar. Elas têm o número 11 ao final e são chamadas de Units (UNT). Elas nada mais são do que um pacote de ações no qual você encontrará tanto ações ordinárias quanto as preferenciais.

IPO (Initial Public Offering)

Em bom português é Oferta Pública Primária, ou seja, é a primeira vez que uma empresa está emitindo ações. Nesse caso, antes de investir, é bom pesquisar um pouco mais sobre a empresa e pode ser uma boa oportunidade se ela tiver grande chance de crescimento e expansão no mercado.

Quer aprender mais sobre ações para iniciantes e como dar os primeiros passos? Assista ao vídeo completo sobre o assunto!