Quem investe em ações precisa aprender sobre muita coisa. Um desses conceitos é o de Data COM e Data EX. Essa informação é de muita importância já que ela tem a ver com o quanto você vai receber de dividendos e até quando isso vai acontecer.

Pois bem, preparei este conteúdo para te ajudar a como analisar isso na prática. Confira abaixo por onde começar!

O que é Data COM e Data EX?

Quando uma empresa na bolsa ou algum Fundo Imobiliário (FII) anuncia os dividendos, elas também precisam informar o Data COM  e o Data EX. Mas o que é isso?

Basicamente, elas conseguem mostrar quando o investidor tem direito a receber os dividendos, ou seja, os lucros do investimento. Também deixam claro quando ele pode receber outro direito como o de desdobramento, subscrição ou agrupamento.

Vou explicar agora de forma mais detalhada sobre cada uma para não restar dúvida sobre o assunto.

Data COM

Essa data você pode encontrar com 3 nomes diferentes: Data de Custódia, Data-Base ou Com-Dividendos. Ela representa qual o último dia que o acionista tem direito a receber os próximos proventos. Isso significa que, para ter o direito de receber, precisa ter as ações em custódia nesse dia dado pelo Data COM.

Data EX

Também conhecida pelo nome Ex-Dividendos, representa o dia útil seguinte ao Data COM. Por exemplo, se o Data COM caiu numa sexta, o Data EX será na próxima segunda-feira.

Quem comprar uma determinada ação a partir dessa data não terá direito a receber os próximos dividendos. Nesse caso, ele teria direito apenas aos dividendos do ciclo seguinte. Viu como saber essa data é de grande importância?

Outro ponto importante para essa data é que ela representa também o dia no qual é descontado os dividendos do valor da ação. Dando um exemplo para deixar mais claro, isso significa que:

Parece um pouco confuso, especialmente para quem está começando agora a estudar e aprender mais sobre ações ou mesmo para aqueles que já começaram a investir.

Mas a verdade é que, com o passar do tempo, você vai se acostumando a esses termos e interpretando de forma rápida o que eles querem dizer.

Normalmente, envia-se um aviso para os acionistas informando essas datas. Portanto, fique de olho.

Lembrando que caso você compre as ações de determinada empresa em Data EX, isso não significa que você nunca receberá nada por elas. Só não vai receber a distribuição de dividendos da próxima data que já estava estipulada. Mas haverá novas datas para o pagamento de dividendos e você entraria nelas para receber os seus lucros.

Quer saber mais sobre como interpretar os avisos dados pelas empresas sobre o Data COM e o Data EX? Então, confira o vídeo que fiz mostrando tudo na prática!