Você ainda paga mensalidade da sua conta corrente? Se você ainda gasta esse dinheiro em vez de investir ou mesmo usá-lo para momentos de lazer, saiba que já existem diversos bancos, totalmente confiáveis, nos quais você não paga tarifa nenhuma para manter uma conta, até mesmo se for uma conta jurídica.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, leia este post até o final e veja como não jogar o seu dinheiro fora!

Não somos obrigados a pagar taxa de manutenção

Isso mesmo! Se você tem uma conta em um banco pode pedir a conta corrente básica, todos os bancos são obrigados a ter esse pacote para os clientes. Com ela, você pode manter a sua conta corrente pessoa física sem a necessidade de pagar tarifa bancária. Esse é um direito assegurado pela nossa legislação, mas que os bancos adoram ocultar a informação dos clientes.

Para tê-la, você deve chegar ao banco e pedir por uma conta de serviços essenciais. Ela é ideal para quem não faz muitas movimentações como pagamentos, transferências e outras do tipo por meio dela. Com essa conta, você fica isento de qualquer tarifa e tem direito a:

  • 2 extratos bancários do caixa eletrônico;

  • 1 cartão de débito para compras e saques;

  • até 10 folhas de cheque;

  • até 4 saques por mês;

  • até 2 transferências para a própria instituição.

Também há outros serviços isentos de taxa que também são comuns a outras contas como consulta de extrato por meio da internet de forma ilimitada.

O que fazer quando o banco não quer oferecer o pacote

Alguns bancos, ainda pensando em obter lucros em vez de satisfazer o cliente, finge que não conhece sobre a conta essencial. E, em alguns casos, pode começar a cobrar, sem prévio aviso, uma tarifa de manutenção da sua conta, ou seja, mudar a forma que a tarifa é cobrada e criar muitas dificuldades para mudar para a tarifa de serviços anterior.

Caso isso aconteça, você precisa entrar em contato com a ouvidoria do banco. A ouvidoria é um órgão que tem como função fiscalizar as atividades bancárias. Se ainda assim não conseguir a resposta e a mudança tarifa de serviços, então você precisa entrar em contato com uma instituição superior. No caso, você precisa ligar e fazer uma reclamação formal no site da ouvidoria do Banco Central (BACEN).

Alguns cuidados para ter

Alguns bancos podem se aproveitar da distração do cliente e mudar o pacote de tarifas de um dia para outro sem aviso. Quando isso acontece, eles costumam dificultar e muito a vida do cliente que quer retornar para o pacote anterior no qual não havia pagamento de tarifas. Inclusive, podem dizer que é necessário cancelar a conta e fazer outra como aconteceu comigo.

Mas isso não é necessário. Você deve insistir e dizer que não quer cancelar a sua conta, mas que só precisa da mudança no pacote de tarifas para o anterior. Eu insisti, liguei para os órgãos responsáveis e fiscalizadores dos bancos e o meu novo cartão chegou em casa e a meu antigo pacote de tarifas voltou ao normal, ou seja, zero mensalidade de manutenção de conta bancária.

Além da conta no banco sem tarifa, você também pode utilizar cartão de crédito sem anuidade. Descubra quais são as principais opções do mercado e as vantagens de cada um!