O MEI (Microempreendedor Individual) possui alguns deveres que precisam ser cumpridos. Além de pagar  DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) todos os meses, ainda que você não tenha faturado nenhum centavo, o DAS precisa ser pago. Outra obrigação do MEI é preencher e entregar a Declaração Anual Simplificada do MEI.

Além dessas obrigações, outro ponto importante a se falar é manter o controle mensal do faturamento. Você sabe quanto a sua empresa está faturando todos os meses e quais os custos que ela oferece? Para isso, é necessário preencher o relatório de faturamento. Vamos explicar agora como fazer isso. Confira!

Passo 1: acessar o portal do MEI

O primeiro passo é acessar o Portal do Empreendedor e procurar o modelo do relatório mensal no campo busca. Mas como estou aqui para facilitar a sua vida, eis o link que vai direito para o documento. Basta clicar aqui. Lembrando que esse modelo é baixado no formato .doc, portanto, você só poderá abri-lo se tiver um programa compatível como o Word ou o Writer.

Passo 2: começando a preencher

Você pode preencher o relatório mensal de faturamento diretamente pelo computador ou pode imprimi-lo. Nele, você encontrará 3 categorias: revenda de mercadoria, venda de produtos industrializados e prestação de serviço.

Vamos dizer que você seja um prestador de serviço. No relatório, você deve colocar o valor recebido não só dos serviços com nota fiscal emitida, mas também aqueles em que o cliente dispensou a nota fiscal. Primeiro, essa parte será preenchida separadamente e depois, encontrará um campo onde terá que somar as duas receitas.

Passo 3: guarde o relatório

O relatório mensal de faturamento não serve de enfeite e você não precisa enviá-lo de volta para o portal. Essa é uma forma encontrada pelo Portal do Empreendedor de facilitar a sua vida. Assim, na hora de fazer a sua Declaração Anual de Faturamento. Caso você tenha uma serviço de contabilidade à sua disposição, talvez o preenchimento desse relatório não seja necessário. Porém, é importante manter um controle em uma planilha ou em qualquer outro local. O importante é ter essas informações devidamente registradas.

Preencher o relatório mensal de faturamento vai facilitar e muito a sua vida. Muito melhor fazer esse balanço por mês do que ter que correr atrás de todas as informações necessárias em cima da hora.

Saiba mais sobre as mudanças do MEI e veja se você ainda pode continuar com Microempreendedor individual em 2019!