É claro que a vida não é só pagar boletos, aliás, o dinheiro é um meio para que você possa realizar os seus sonhos. Mas, para isso, é preciso aprender a economizar dinheiro, ou seja, se pagar primeiro todos os meses para realizar seus sonhos. E, para alcançar o seus objetivos mais rapidamente, o melhor a fazer é colocar o seu dinheiro para trabalhar em um bom investimento.

Muita gente não gosta da palavra economizar, pois acredita que isso se refere à ter uma vida ruim, deixar de fazer coisas que ama e isso não é verdade. As dicas abaixo são para que você consiga cortar alguns gastos do seu orçamento sem sofrimento. Acompanhe!

1. Pare de pagar tarifas bancárias

Eis um dinheiro que você não precisa tirar do seu orçamento, mas, muitas vezes, por falta de conhecimento, isso acaba acontecendo. As tarifas bancárias são caras, especialmente se você tem uma conta jurídica. Algumas tarifas podem passar dos R$ 100 e imagine perder esse dinheiro todos os meses sem necessidade?

Hoje, existem muitas contas bancárias que não cobram por tarifas bancárias. Você consegue fazer DOC, TED e manter a sua conta sem custos. Por exemplo? Nuconta, Inter (quem também tem conta jurídica sem custos), entre várias outras. Além disso, todos os bancos são obrigados a oferecer uma conta essencial, que não tem mensalidade e que não cobra tarifas

Não vai haver sofrimento algum, já que você consegue os mesmos serviços, com a mesma qualidade sem pagar nada.

2. Mude ou negocie o plano do seu celular, TV a cabo e outras assinaturas

Você realmente utiliza todos os serviços e vantagens que o seu plano de celular oferece? Será que não é possível pagar menos? Outra possibilidade que as empresas vem oferecendo é a possibilidade de dividir o pacote de internet com outras pessoas da casa. Assim, você pode combinar com essa pessoa para dividir o valor da conta também.

As empresas, frequentemente, estão oferecendo promoções e vantagens. Se você estiver comprando pacotes extras de internet porque o seu pacote não está sendo o suficiente, vale a pena mudar de plano e pedir um desconto, por exemplo, para cobranças de débito em conta.

Outros lugares que você pode economizar: revistas, jornais, clubes, academia e muitos outros locais. Reveja seus planos de assinatura, se são realmente necessários ou tente conseguir um desconto.

3. Aproveite melhor as suas milhas

Se você tem um cartão de crédito que transforma suas compras em milhas ou faz parte de um programa de milhas, eis uma ótima dica. Você pode vender essas milhas para um amigo, conhecido ou então, para a empresa Max Milhas que é super confiável. 

4. Olhe os cupons de desconto e programas de cashback

Sabia que na internet você pode conseguir bons cupons de desconto, como o Cuponomia, para os mais diversos produtos? Existem pessoas que trabalham como afiliados, estes, por sua vez, ganham cupons de descontos para oferecer a outras pessoas como você. Por exemplo, no facebook existem grupos que postam, diariamente, móveis, eletrônicos e eletrodoméstico com um bom desconto. Assim, se você estiver precisando comprar algo nesse momento, pode gastar um pouco menos. 

Há também os programas de cashback como o Méliuz, que devolve parte do valor gasto em compras de determinadas empresas. Há também o Ame, que funciona para lojas específicas e parte do dinheiro gasto em compras que acabou de fazer, fica disponível para outras compras futuras na loja.

5. Pare de pagar anuidade

Pagar anuidade de cartão de crédito é outra economia que você pode fazer e que não vai alterar em nada o seu estilo de vida. Atualmente, existem diversas empresas que oferecem cartão de crédito livre de anuidade como o Nubank, Banco Inter, Digio e muitos outros. Se você ainda paga anuidade de cartão de crédito, mude isso e faça o pedido para o seu novo cartão.

Gostou das dicas para economizar dinheiro? Então, compartilhe-as nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a melhorar a vida financeira!