Você já fez uma análise das suas contas e percebeu que está na hora de começar a investir. Esse é o próximo degrau para uma vida mais tranquila em questões financeiras. Nesse caso, é necessário investigar quais são os fundos de investimento que oferecem maior rentabilidade e que também são relativamente seguros, ou seja, você não vai perder o seu dinheiro.

Investir não é algo difícil como muitos acreditam que possa ser, mas é necessário ter algum conhecimento sobre o assunto antes de tomar qualquer decisão. Por isso, listamos abaixo quais são os 5 principais fatos sobre fundos de investimento que você precisa saber. Confira!

5 informações importantes sobre Fundos de Investimento

1. Riscos

E falando no assunto, o risco do investimento é outro ponto que precisa ser debatido e analisado antes de iniciar o investimento. Quanto maior é o risco que aquele fundo oferece, maior deve ser o tempo para fazer a análise. Para isso, é interessante fazer diversas pesquisas, ver as taxas cobradas, em quais situações você pode perder parte do seu dinheiro e assim por diante.

2. Compare fundos de investimento

Antes de escolher em qual fundo de investimento escolher, você precisa saber qual é a rentabilidade que ele vai te oferecer. Lembrando que, os que oferecem maior rendimento também costumam ser aqueles que oferecem maiores riscos como ações. Portanto, é interessante que primeiro seja identificado qual é o seu perfil de investidor. Mas, se esse é o seu primeiro investimento, o melhor mesmo é começar por algo menos rentável, porém, mais seguro.

Você pode usar, inclusive, uma ferramenta chamada de calculadora de juros compostos do site Clube dos Poupadores. Assim, é possível analisar facilmente quanto o seu dinheiro vai render em um determinado período de tempo. 

3. Procure conhecer o gestor e a equipe responsável pelo fundo

Se você aplica o seu dinheiro em um fundo de investimento, logicamente existem pessoas por trás desse fundo cuidando dele. Assim, saber quem são essas pessoas, gestor e equipe, é fundamental antes de escolher o investimento a ser feito. Sendo assim, busque o máximo de informações sobre as pessoas que formam esse fundo, sobre as pessoas que tomam conta do seu dinheiro.

4. Se o fundo escolhido complementa a sua carteira de investimentos

Esse ponto é para aqueles que já possuem algum tipo de investimento e querem focar em outras formas de fazer o dinheiro render mais. É interessante que esse novo investimento complemente a sua carteira e não seja apenas mais do mesmo (a não ser que seja um bom negócio). Colocar todos os ovos em um mesmo cesto não é exatamente a melhor opção não é mesmo?

Veja também dicas de como montar a sua carteira de investimentos!

5. Monitore a sua carteira de investimentos

Se você não estiver preparado para realmente cuidar do seu dinheiro é melhor esperar um pouco antes de investir. É preciso estar de olho quanto ao rendimento, ao mercado, as taxas pagas e outras coisas, pois são esses fatores que mostrarão se está ou não valendo a pena investir.

Agora que você já tem esse conhecimento em mãos, já pode buscar pelo melhor fundo de investimento. Com as informações certas, ficará muito mais fácil fazer a melhor escolha e ficará mais perto de conquistar a sua liberdade financeira.

Você pode começar fazendo isso adquirindo mais informações específicas sobre tipos de investimento. Para isso, assista à série sobre Investimento no meu canal!