Quem não quer fazer o dinheiro se multiplicar? A melhor forma de fazer isso é começar a investir. Para alguns, essa é uma ideia nova e que precisa ser explicada com maiores detalhes. Investir hoje é garantia de uma vida melhor e mais confortável para o futuro, não dependendo apenas de uma única fonte de renda.

Para ajudá-lo a trilhar esse caminho com os pés no chão, listamos abaixo os 5 passos que você deve seguir para finalmente se tornar um investidor!

1º passo: Defina o seu objetivo

Não é possível dar um passo sem saber para onde queremos ir não é mesmo? Então, o primeiro passo para começar a investir o seu dinheiro é determinando um objetivo a ser seguido.

Por exemplo, você pode querer investir para ter uma reserva de emergência, para fazer uma viagem, para adquirir um bem como uma casa ou automóvel, para ter mais tranquilidade durante a aposentadoria, etc. Assim, é necessário determinar para que será esse dinheiro, ou seja, o que você fará quando sacá-lo.

2º passo: Tenha um valor inicial

A grande maioria dos investimentos precisam de um capital inicial e, ao contrário do que muitos podem pensar, há opções com valores bem acessíveis a partir de R$ 1. Então, você deve saber quanto usará para dar o ponta pé inicial na sua carreira de investidor. Sabendo qual valor terá em mãos para fazer a aplicação, será mais fácil escolher o investimento ideal.

3º passo: Defina por quanto tempo o dinheiro ficará investido

Dependendo do tipo de investimento que pretenda fazer, é bom ter em mente que, alguns tipos de investimento, exigem um tempo mínimo. Assim, caso esse período não seja cumprido, você pode até perder dinheiro.

Antes de escolher, é bom pensar bem por quanto tempo pode deixar o seu dinheiro “engordando”. Pense, por exemplo, se o seu objetivo é de curto, médio e longo prazo. Normalmente, quanto mais tempo o capital fica aplicado, maiores são os rendimentos oferecidos.

4º passo: Saiba qual é o seu perfil de investidor

Esse é um ponto essencial e tem muito a ver com a sua personalidade e com o autoconhecimento. Há 3 perfis de investidor principais: o conservador, o moderado e o  agressivo.

Para saber qual é o seu perfil, precisa pensar nos riscos que está disposto a correr para ganhar mais dinheiro. Por exemplo, quem gosta de enfrentar mais riscos costuma investir em ações, um investimento de alto risco e que pode trazer grandes lucros, mas também grandes perdas sem o conhecimento necessário. Esse é conhecido como um perfil de investidor  agressivo, onde mais de 50% da carteira é alocada em renda variável..

5. Busque conhecimento

E falando em conhecimento, esse é, possivelmente, o passo mais importante de todos. Afinal de contas, para ser um bom investidor e saber exatamente onde colocar o seu dinheiro, você precisa primeiro da parte teórica antes da prática.

Por exemplo, é importante saber quais são, pelo menos, os principais tipos de investimento presentes no mercado, quais as condições de cada um, para que tipo de objetivo cada um é mais indicado, entre outros. Esse conhecimento permitirá que você possa começar a investir o seu dinheiro da melhor maneira possível e com alta rentabilidade.

Se você estudou sobre o assunto, mas ainda não se sente seguro para começar a investir o seu capital, pode ser necessário pedir a ajuda de uma consultoria.  

Quer saber como começar a investir? Então não deixe de conferir a minha playlist de investimentos no canal do YouTube e saiba tudo o que precisa para se tornar um excelente investidor!