Certamente você quer alcançar o equilíbrio financeiro e poder contar com o seu dinheiro nas horas mais difíceis. Para fazer os seus ganhos sobrarem no final do mês, há duas coisas que podem ser feitas: você pode trabalhar mais ou pode economizar melhorando o seu orçamento.

É justamente sobre essa segunda opção que falaremos agora. São pequenos gastos que cortei do meu orçamento que, ao final, tornou-se um valor bastante significativo. Veja abaixo quais foram e faça uma análise para fazer o mesmo!

1. Tarifas bancárias

Atualmente há uma infinidade de contas digitais oferecidas por excelentes instituições financeiras que não cobram tarifas bancárias. Você não paga mensalidade, tarifas para fazer transferências, entre outros gastos que são desnecessários. Há também a possibilidade de escolher uma conta essencial, que não cobra tarifas e que todo banco é obrigado a oferecer.

2. Anuidade do cartão de crédito

Outra forma de economizar é cancelando os seus cartões que cobram anuidade e fazendo pedidos de cartões que não cobram. Há muitas opções que não cobram com Nubank, Credicard Zero, Digio, entre tantos outros. Portanto, não faz o menor sentido ficar pagando valores que, por mês, parecem ser pequenos, mas que por ano, dão somas absurdas.

3. Tv por assinatura

Você realmente assiste os diversos canais que a sua tv por assinatura oferece? Na maioria das vezes não e hoje com as Smart Tv, pagar por canais de televisão se tornou um custo desnecessário. Você pode assinar serviços como o Netflix, sites de documentários, entre outras opções. A soma de todos eles pode sair bem mais em conta que a sua mensalidade da operadora de tv.

4. Comprar água na rua

Esse era um dos meus maiores gastos e que me levava embora cerca de R$ 4 todos os dias. A solução foi bem simples: levar a garrafa com água na bolsa e também no carro para qualquer lugar que fosse. Sai bem mais barato e você continua bem hidratada e com a saúde em dia.

5. Líquido nas refeições

Já parou para pensar no quanto de dinheiro você gasta sempre que vai almoçar fora apenas por pedir um suco, um refrigerante ou mesmo uma água? E, dependendo do local do almoço, esses “acompanhamentos” podem sair bem caros. Por exemplo, uma água no restaurante do shopping pode custar cerca de R$ 4 ou mais! Portanto, é possível sim economizar esse custo desnecessário.

6. Assinatura de revistas

Com tanta informação gratuita na internet, assinar uma revista é um gasto mensal que pode ser bem aproveitado para começar a investir o seu dinheiro, por exemplo, ou mesmo guardá-lo na sua reserva de emergência. Se formos parar para pensar, não conseguimos absorver grande parte do conteúdo de notícias que há na internet. Assim, não faz o menor sentido pagar por assinatura mensal de revista.

7. Lembrancinhas de viagem

Quem nunca comprou lembranças de viagens que fez? Ímãs de geladeira, chaveiros e todas aquelas bugigangas que trazemos de locais que conhecemos. Pense bem: para que você utiliza isso? Provavelmente para nada e, portanto, é uma compra sem sentido. Para aqueles que viajam muito, será uma boa economia no orçamento.

8. Comprar temperos no supermercado

Nós usamos temperos nos alimentos quase todos os dias, então eles são altamente necessários. Já pensou que, em vez de comprá-los no supermercado, você pode fazer a sua própria horta em casa? Além de ser muito mais econômico, você ainda consome alimentos frescos, com o máximo de nutrientes e livres de agrotóxicos.

Viu como não é difícil cortar alguns gastos do orçamento e ter mais dinheiro para investir e aproveitar melhor a sua vida? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras pessoas com essas dicas!