Se você está endividado e com o nome negativado, este texto é para você. Muita gente não se preocupa em estar com o “nome sujo” na praça porque acredita que depois de 5 anos a dívida caduca, ou seja, ela deixa de existir. Porém, a história não é bem assim viu gente?

Vamos entender agora um pouco mais sobre o assunto para que você não acabe tendo problemas no futuro com restrição de crédito, entre outros.

Depois de 5 anos o meu nome deixa de ficar negativado?

Vamos a um exemplo para explicar um pouco melhor. Você foi até uma instituição financeira e pediu um empréstimo. Acabou se enrolando no pagamento das parcelas e acabou atrasando tudo.

É claro que a solução para esse problema é pagar a dívida, mas nem sempre temos esse dinheiro disponível não é mesmo? Até aí tudo bem: “devo, não nego e pago quando puder”.

Caso você acredite que tenha condições de pagar essa dívida, a melhor escolha nesse momento é partir para uma renegociação. Porém, antes de fazer isso, é muito importante saber exatamente o estado das suas finanças atualmente, quanto você pode pagar por mês e entender como funcionam essas renegociações para não sair no prejuízo.

Um erro muito comum nesses casos é quando as pessoas utilizam todo o valor que sobra do salário para o pagamento da dívida. Dessa maneira, elas não conseguem criar uma reserva de emergência. O resultado disso? Acabam se endividando de novo com qualquer tipo de gasto extra que apareça no meio do caminho.

Uma boa opção são os chamados Feirões de Crédito. Eles acontecem todos os anos e costumam oferecer boas opções de pagamento, além de excelentes descontos para quem paga à vista.

Afinal de contas, a dívida caduca ou não?

De fato, as dívidas feitas em bancos, como um empréstimo, realmente prescreve, mas isso não quer dizer que elas foram perdoadas e simplesmente deixaram de existir. E, a partir dos 5 anos, o seu nome deve sim ser retirado de qualquer cadastro de negativados ou de inadimplentes. Exemplos de cadastros: SPC, Serasa, Boa Vista, entre outros.

Mas isso não quer dizer que o seu nome também saiu da “lista negra” do banco. Os seus dados ainda ficam registrados lá como um devedor.

E, além da sua dívida ficar registrada no banco, ela também fica no sistema do Bacen (Banco Central do Brasil) chamado SCR — Sistema de Informação e de Crédito.

E o que pode acontecer caso eu precise de um novo empréstimo?

5 anos se passaram e o seu nome foi excluído do cadastro de negativados. Porém, como sabemos, ele ainda está registrado no Bacen como devedor. O que pode acontecer caso você precise de crédito?

Digamos que você queira um novo cartão de crédito. A empresa pedirá a sua autorização para consultar o SCR. Caso ela encontre o seu nome nesse cadastro, o seu pedido pode ser negado. Porém, isso não é uma regra. Há casos de pessoas que estavam com o nome no SCR e ainda assim conseguiram uma nova linha de crédito.

Quer sair das suas dívidas o quanto antes e nunca mais voltar para essa situação? Então, matricule-se no meu curso Dívidas Nunca Mais e dê o primeiro passo para melhorar a sua vida financeira hoje mesmo!