Quer um investimento livre de Imposto de Renda (IR)? Então, vou te apresentar as Letras de Crédito: LCI e LCA. LCI significa Letra de Crédito Imobiliário e LCA, Letra de Crédito do Agronegócio.

Ficou interessado nesse tipo de investimento? Então, continua por aqui que eu vou te contar tudo sobre o assunto. Confere aí!

Como funciona LCI e LCA?

Antes de começar qualquer investimento, a gente precisa entender como ele funciona. No momento em que você compra um desses títulos, está emprestando dinheiro ao banco para que ele financie imóveis (no caso de LCI) ou agronegócio (no caso do LCA).

Nem todo banco oferece esse tipo de investimento, porque as instituições dependem de uma coisa chamada lastro. Mas o que é isso Mirna?

Mas supor que você acabou de investir numa LCI. Aí, o banco vai lá e usa esse dinheiro para financiar algum empreendimento imobiliário. Ele vai e compra o imóvel à vista e o imóvel, por sua vez, fica no nome do banco e não no nome de quem está pagando o financiamento da casa

Isso quer dizer que o móvel estará alienado ao banco o que, na prática, significa que: a casa só passa para o nome do financiador quando ele pagar total a dívida.

Isso significa que o banco só pode oferecer LC se ele tiver como oferecer garantia para o pagamento dos imóveis a serem comprados. O mesmo vale para uma LCA.

Outras características do LCI e LCA

Cobertos pelo FGC

O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) é uma segurança oferecida para quem investe nesses e em outros títulos. Significa que, se a instituição na qual você comprou as letras de letras de crédito falir, o FGC garante o seu dinheiro de volta.

Há o limite de R$ 250 mil por CPF e por instituição, com um limite total de R$ 1 milhão a cada 4 anos.

Isento do IR

Muita gente enche os olhos quando vê que pode investir em algo sem precisar pagar imposto. Isso não significa que LCI e LCA são melhores do que outros tipos de investimento. Tudo depende do seu objetivo.

Nesse caso, para investir da melhor maneira possível, é necessário comparar os investimentos. Veja a taxa e calcule quanto o dinheiro vai render dentro de um determinado período, comparando com outros títulos com mesmo vencimento. 

Período de carência

Você vai encontrar LCI e LCA com carência de 3 meses, de 6 meses e por aí vai. A carência significa que você só pode tirar o seu dinheiro do investimento após cumprir esse prazo. Portanto, não é o melhor lugar para colocar a sua reserva de emergência, pois você vai ficar com o dinheiro preso no investimento até o período de carência acabar.

Indexadas pelo CDI

Normalmente, as LCI e LCA possuem um indexador e, neste caso, é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Isso quer dizer que você vai ouvir muito falar assim: o LCI está te de pagando 96% do CDI, por exemplo.

Quer saber onde encontrar LCI e LCA e como começar a investir? Então, assista ao vídeo sobre o assunto!