Você já ouviu falar em Letra de Câmbio ou, simplesmente, LC? Para começo de conversa, as LCs não têm nada a ver com investimento em dólar. São títulos de renda fixa, mas, diferente de um CDB (Certificado de Depósito Bancário), onde você empresta dinheiro para um banco, na LC você vai emprestar o seu dinheiro para uma financeira. E, essa financeira, por sua vez, vai pagar os juros pelo empréstimo. 

Existem LCs de, basicamente, dois tipos: a pré e pós fixada. Mas, vamos entender um pouco mais sobre o assunto e explicar por que uma Letra de Câmbio pode ser um bom investimento. Confira!

Letra de Câmbio pré-fixada: como funciona?

Como o próprio nome já diz, a LC pré-fixada é aquela que, no momento do investimento, você já sabe quanto vai sacar na data de vencimento. Não importa se a taxa selic cair ao longo do tempo, você não vai perder dinheiro, mas o mesmo acontece se a taxa selic subir, ou seja, você não vai ganhar mais. E é por isso que algumas pessoas escolhem a LC pós-fixada.

O que é LC pós-fixada?

Você só vai saber qual será a sua rentabilidade no vencimento do título comprado. Isso quer dizer que você pode ganhar bem mais ou pode não ganhar tanto se a taxa selic  não subir muito. Você sabe antes de investir somente a forma de remuneração, por exemplo, 130% do CDI.

Outras características importantes da Letra de Câmbio

Taxas

O indexador mais utilizado nas LCs é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Por isso, as LCs são muito parecidas com os CDBs. Também possuem incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), mas você não precisa pagar esse valor se só sacar o seu dinheiro depois de 30 dias com ele investido. 

Lembrando também que o IOF é cobrado apenas sobre o rendimento e não sobre o montante.

Há também a incidência do IR (Imposto de Renda) que também é apenas sobre o rendimento e que segue a tabela regressiva:

Assegurada pelo FGC

A LC também é assegurada pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), mas lembrando que a quantia a ser devolvida tem um limite. São R$ 250 mil por CPF e por instituição bancária e o limite de valor total por CPF é de R$ 1 milhão a cada 4 anos.

Onde encontrar a Letra de Câmbio?

Bom, uma forma muito fácil de começar a investir na LC é abrindo uma conta no Banco BTG (totalmente gratuita) e começar a investir. Você pode também baixar o app do BTG no seu celular e começar a investir de qualquer lugar.

Quais os riscos dessa aplicação?

Como qualquer tipo de investimento, a LC também apresenta um risco, apesar de pequeno. Ele é um pouco maior em comparação ao CDB já que você está emprestando dinheiro para financeiras. Supostamente, há mais chances de “quebrar” do que um banco, mas tudo depende da empresa. Uma boa financeira, já bem estabelecida no mercado, pode oferecer um risco menor que muitos bancos por aí.

Viu como a Letra de Câmbio pode ser uma boa opção? Variar os seus investimentos é sempre uma boa ideia, afinal de contas, nunca é bom colocar todos os ovos no mesmo cesto não é mesmo?

Confira o vídeo na íntegra e saiba como encontrar as LCs para começar a investir!