Estamos em uma época na qual se fala cada vez mais sobre a importância do autoconhecimento. E, de fato, isso é muito importante, especialmente para as suas finanças. Saber qual é o seu perfil de investidor é fundamental para ter bons resultados.

Existem, basicamente, 3 tipos: conservador, moderado e agressivo. Qual será o que tem mais a ver com você e com o seu jeito de pensar sobre o dinheiro? Entenda mais sobre o assunto e descubra o seu perfil!

O que é o perfil de investidor?

Esse perfil é, basicamente, traçado a partir da sua tolerância ao risco. Mas risco de que Mirna? Risco de perder o dinheiro que você investiu.

O tipo de investimento que é o melhor para você vai depender de algumas variáveis. Por exemplo, se você já tem uma reserva de emergência, provavelmente terá uma maior tolerância ao risco já que se perder dinheiro não ficará em grandes apuros financeiros.

Além disso, para traçar um perfil é preciso saber se a pessoa já é um investidor, qual tipo de investimento já fez, o tamanho do patrimônio que possui, entre outras variáveis.

Uma ótima forma de descobrir qual o seu perfil de investidor é abrindo uma conta no BTG (não tem custos) e respondendo ao questionário sobre o assunto. 

O que significa o resultado do perfil?

O questionário para traçar o seu perfil de investidor não vai dizer quais são os tipos de investimento que você tem que fazer. Por exemplo, se o seu perfil é moderado, ele não vai dizer que você tem que investir em tal ou tal coisa, mas sim, norteá-lo sobre qual tipo de investimento escolher de acordo com as características de cada um.

Bom, para deixar tudo um pouco mais claro, abaixo você vai encontrar quais são os tipos de investimentos mais indicados para cada perfil. Agora que você já sabe qual é o seu, vai ficar mais fácil de tomar uma decisão. Confira!

Tipos de investimentos para perfil Conservador

Esse perfil é o daquele que sempre vai colocar a segurança das aplicações em primeiro lugar. A tolerância ao risco da perda é mínima, quase zero, por isso, ele vai preferir investimentos que possam gerar ganhos sem perdas, ainda que eles sejam bem pequenos.

Aqui podem entrar investimentos como CDBs, debêntures, Fundos de Renda Fixa, Títulos Públicos, entre outros.

Tipos de investimentos para perfil Moderado

Este já possui um maior grau de tolerância ao risco. Normalmente, é aquela pessoa que já está há um tempo investindo em locais mais seguros e sente-se preparado para dar o próximo passo. O risco e o retorno estão sempre bem equilibrados.

Além dos investimentos próprios para o perfil conservador, quem tem o perfil moderado também pode investir em ações, fundos de ações, fundos imobiliários, fundos multimercados e assim por diante.

Tipos de investimentos para perfil Agressivo

Também chamado de sofisticado, quem tem o perfil agressivo está totalmente disposto a ter perdas, mas ele quer ver o patrimônio crescer rapidamente então, assume os riscos por causa disso. Os tipos de investimentos para este perfil são os dos perfis citados acima e também ações no exterior, dólar, ouro e assim por diante. 

E aí? Qual o seu perfil de investir? Deixe aqui nos comentários pra gente!