A caderneta de poupança sempre foi muito popular, especialmente entre as pessoas da geração passada. Era bem comum ver pessoas com os caderninhos anotando os “investimentos” nela. Hoje em dia, com tudo digitalizado a coisa tá bem diferente e com todos os altos e baixos da nossa economia vem a pergunta: vale a pena investir na poupança?

Será que a poupança é realmente um péssimo investimento? O que levar em consideração na hora de tomar uma decisão?

Bom, vou te explicar agora tudo o que você quiser saber sobre a poupança. Fica ligado e acompanhe até o final.

Quem quiser, também pode assistir este conteúdo em vídeo que postei no meu canal. Confira!

Investir na poupança ou não? Eis a questão!

Você pode até estar investindo na caderneta de poupança e, a maioria das pessoas fazem isso porque não têm muito conhecimento sobre outros investimentos. Colocar o dinheiro na poupança é muito mais simples do que ficar analisando taxas de mercado e aprender sobre outros tipos de investimentos que existem.

Mas o problema disso é que você pode estar perdendo dinheiro. Significa que, o seu dinheiro poderia estar rendendo muito mais se você fizesse a aplicação em outro lugar.

Principais características da poupança

É assegurada pelo FGC

Uma das principais características da poupança e que ajuda a passar uma certa segurança é o fato de que ela é assegurada pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). E o que isso significa na prática?

Bom, significa que, se por acaso o banco no qual está o seu dinheiro vir a falir, você pode receber o seu dinheiro. E quem vai fazer isso? O FGC é claro.

Tem liquidez diária

O que significa isso? Bom, o termo liquidez diária não é lá dos mais comuns, mas é bem simples de entender. Ele significa simplesmente que você pode tirar o dinheiro da poupança a qualquer momento, até mesmo no finais de semana. 

Rendimento mensal

A liquidez pode ser diária, mas o rendimento da poupança é mensal. Isso significa que, em uma determinada data, também conhecida como data de aniversário, ocorrem os rendimentos da caderneta de poupança. O que pode fazer você só ficar com o dinheiro parado e não fazer o dinheiro render nem um único centavo.

Como assim? Bom, digamos que você resolveu investir na poupança no dia 01 de agosto e no dia 20 resolveu fazer o saque. Você vai ver na conta que não teve rendimento algum do valor e que o saque será o mesmo do investimento.

Só haveria rendimento se você esperasse a data de aniversário da poupança e sacasse o dinheiro apenas no dia 01 de setembro.

Lembrando que a data de aniversário não é aquela na qual você abriu a conta poupança, mas sim quando fez o depósito em conta. Ou seja, cada depósito que você fizer vai ter sua própria data de aniversário. 

Agora que você já sabe um pouco sobre o assunto, descubra se vale ou não a pena investir na poupança!