Se você é um investidor, deve estar em busca de opções rentáveis para o seu dinheiro. Bom, os Fundos Imobiliários (FIIs) são ótimas opções. Mas, o que são FIIs e como eles podem ser um bom investimento?

Você já deve ter ouvido falar que comprar imóveis é um excelente investimento certo? Porém, ter o dinheiro para comprar um imóvel pode ser que não seja a sua realidade e você nem precisa ter esse dinheiro todo para isso. Ao investir nos FIIs é como se você estivesse investindo em imóveis só que com bem menos dinheiro.

Mas, para começar a investir é preciso ter boa informação sobre o assunto. Por isso, listei abaixo 7 coisas que você precisa saber antes de investir em FIIs.

1. Encontre seu perfil e objetivo

Há FIIs para quem pensa em comprar um imóvel para ter renda com a locação, tem gente que pensa em comprar para revender e ter renda com os lucros da transação, já tem gente que compra um imóvel e reforma para revender. Para todas essas opções há um FII no qual você pode investir.

2. Procure FIIs grandes

Em vez de escolher um FII que tenha apenas um imóvel, ainda que o locatário seja bom e seja um fundo mais seguro, escolha um fundo com diversos imóveis e diversos locatários. Aqui também vale a regra de não colocar todos os ovos em um único cesto.

3. Liquidez

Dê preferência aos FIIs com maior liquidez, afinal de contas, não sabemos quando teremos um imprevisto. Para escolher com calma o FII que você deseja investir, pode olhar na lista do B3 que está disponível. Lá você poderá ter mais informações sobre o fundo em detalhes.

4. Diversifique

Os FIIs aqui no Brasil costumam ser bem específicos, por exemplo, alguns só investem em shoppings, outros só em hospitais e assim por diante. Dessa forma, o importante é investir em fundos diferentes para ter mais segurança no seu investimento porque os shoppings podem ter uma rentabilidade melhor que edifícios, por exemplo, em um determinado período.

5. Analise o preço de entrada

Analisar se o fundo é bom, se tem muitos imóveis e muitos locatários são algumas variáveis para observar antes de investir. Mas olhar o preço é fundamental, afinal de contas, é preciso ter um bom custo-benefício. Afinal de contas, o FII pode ser o melhor, mas se ele for caro, a sua rentabilidade ficará prejudicada.

6. Estude o gestor do FII

No momento em que você decide investir em um FII você se torna um cotista daquele fundo. Quem toma as decisões de por quanto vai vender o imóvel, por quanto vai alugar, com quem vai fazer o negócio é o gestor do fundo. É preciso saber bem quem é o gestor, pois a sua rentabilidade depende da capacidade dele fazer bons negócios.

Quer saber qual é a 7ª coisa que você precisa saber antes de investir em FIIs? Então, assista ao vídeo lá no canal e descubra. Aproveite também para assistir a playlist sobre Fundos Imobiliários!