Já ouviu falar sobre Fundos Imobiliários (FIIs)? Eles são boas opções para quem sempre quis investir em imóveis, mas não tem dinheiro suficiente para comprar um. Com os Fundos você pode fazer isso e fazer o seu dinheiro ter bons rendimentos. Para isso, eu vou te ensinar aqui os primeiros passos para colocar esse plano em prática e evitar muitos erros que os investidores iniciantes costumam cometer.

Para ajuda ainda mais, tem um eBook totalmente gratuito para você baixar agora: Investimento Descomplicado (para iniciantes)!

Bom, antes de começar a investir, a gente precisa, é claro, entender o que são os tais FIIs. Pois bem, vou explicar tudo a você. Confere aí!

O que são Fundos Imobiliários?

É como se fosse um tipo de condomínio fechado, um grupo no qual diversos investidores se unem com o único objetivo de investir no mercado imobiliário. Os FIIs oferecem cotas que são vendidas por meio das Bolsas de Valores e existem 4 tipos de Fundos:

Como é que ganha dinheiro com FIIs?

Essa é a pergunta que não quer calar e existem duas formas pelas quais as pessoas ganham dinheiro com FIIs:

Vamos a um exemplo. Digamos que você resolveu investir num FIIs composto por cotas de shoppins centers. Os seus rendimentos virão do lucro dos aluguéis ou da venda de um desses shoppings. O dinheiro será distribuído entre os cotistas que fazem parte do fundo. A distribuição pode acontecer de forma periódica ou mensal que é a forma mais comum.

Bom, a outra forma de ganhar dinheiro é por meio da valorização da cota. Usando o mesmo exemplo de cotas de shoppings, supondo que 1 ano após a compra ou a valorização do ou dos imóveis, você pode vender as suas cotas por um preço mais alto do que o de compra. Ganhando assim um lucro sobre a venda.

Só que neste caso, há uma cobrança de 20% do IR sobre o lucro líquido. Assim, 20% do lucro da venda será para o imposto. 

Onde os meus rendimentos vão cair?

Como esses rendimentos vão chegar até você? O dinheiro vai para a conta que você criou na sua corretora — isso será necessário para começar a investir nos FIIs e são isentos de cobrança. Também não incide Imposto de Renda (IR) para pessoa física por enquanto, afinal de contas, tudo pode mudar.

Como investir em FIIs?

Você gostou da ideia de investir em imóveis e agora quer começar. Mas, por onde? Você pode comprar as cotas por meio de ofertas públicas ou por meio do home broker, quer dizer, você pode comprar as cotas de um outro investidor. Você pode comprar a cota uma única vez, o que é ótima para quem está começando e quer sentir como é o mercado.

Quer saber mais sobre investimentos em Fundos Imobiliários? Então, confira o vídeo na íntegra!