Poupança rendendo mais do que o Tesouro Selic? É isso mesmo! Apesar de quase sempre você ouvir para tirar o dinheiro da caderneta de poupança e investir no tesouro, as coisas mudaram um pouco. Mas calma que ainda não é o momento de transferir de volta todos os seus investimentos. Entenda melhor do que se trata essa novidade.

Não é em qualquer caso que esse rendimento será maior, por isso é preciso se informar bem antes de tomar qualquer decisão. E estou aqui para ajudá-lo nisso. Confira!

Remuneração dos depósitos da conta poupança

Como funciona a remuneração da poupança? Como ela rende? A primeira coisa que você precisa saber é que a remuneração acontece em 2 parcelas: a primeira trata-se da remuneração básica, também conhecida como TR (Taxa Referencial) e a segunda é com base na Taxa Selic, sendo considerada assim uma remuneração adicional.

A maneira que a poupança remunera depende de alguns fatores e pode acontecer de duas formas:

Basta olhar o site do Banco Central para ver que a TR está zerada e isso já faz tempo. Como a Taxa Selic está em 6,5% a.a., isso quer dizer que a poupança está rendendo apenas 70% de 6,5%. Essa é a nova regra da poupança.

A velha regra da poupança

A nova regra da poupança, essa que acabei de descrever acima, só começou a valer depois de 04 de maio de 2012. Antes disso, a regra era outra.

De acordo com a regra antiga, o rendimento da poupança era de 0,5%am + TR sem levar em consideração o valor da Taxa Selic, ou seja, não era um investimento atrelado à Selic. Se você começou a investir pela regra antiga, muito cuidado na hora de tirar o seu dinheiro da poupança e colocar no Tesouro Selic. 

Atualmente, o Tesouro Selic está rendendo cerca de 0,52% a.m. Ah! Então está melhor do que a poupança. Não é bem assim, já que não há desconto do IR na poupança. Além disso, também cobra a taxa da B3, da Bolsa de Valores, de 0,25% a.a. 

Tirar ou não o dinheiro da poupança?

Pela regra antiga, a poupança está rendendo 6,17% a.a. Já pela nova regra, o rendimento é de 4,55% a.a. agora em 2019. Já o Tesouro Selic está rendendo cerca de 5,44% a.a. (já descontando o imposto de renda, alíquota mínima). 

Bom, por aí você já pode perceber que a poupança antiga está rendendo mais do que o Tesouro Selic. Já quem começou a investir pela regra nova, mudar de investimento pode ser uma boa ideia. 

Pensando em investir no Tesouro Selic e formar a sua reserva de emergência? Saiba mais sobre esse título do Tesouro Direto e veja como funciona na prática!