Algumas pessoas acreditam que, para ser um investidor, é necessário ter muito dinheiro e essa afirmação nunca foi tão longe da verdade. Qualquer pessoa pode investir, ainda que não ganhe muito. O mais importante é saber se planejar para começar a ganhar dinheiro com a ajuda dos juros compostos.

Você pagou as suas contas, separou o dinheiro para os gastos variáveis durante o mês e sobrou um pouco de dinheiro, mas fica se perguntando o que poderia fazer com ele. Bom, neste post você aprenderá como investir com pouco dinheiro e ainda assim ter bom um resultado!

Dicas de como começar a investir com pouco dinheiro

1. Crie o hábito

O primeiro passo para começar a investir é criar o hábito para isso. Separar, todos os meses, o dinheiro que vai para a carteira de investimento é algo que deve começar a ser feito a partir de agora. E lembre-se de seguir a seguinte regra: se pague primeiro. Esperar para investir o que sobra no fim do mês pode ser uma forma de boicotar os seus planos.

2. Olhe para as opções que o mercado oferece

Sim, o mercado também oferece boas opções de investimento para aqueles que não tem muito dinheiro no início. Nesse caso, devemos olhar para aqueles investimentos que não privilegiam o volume, ou seja, o valor inicial. Um ótimo exemplo é o Tesouro Direto. O valor mínimo é de apenas R$ 30 e existem outras opções no mercado com boa rentabilidade começando com apenas 1,00 real!

3. Invista na capacidade de gerar dinheiro

Para aqueles que estão começando na carreira, é necessário pensar também em investir em si, ou seja, no trabalho. Faça cursos e aprimore os seus conhecimentos para poder cobrar mais pelos seus serviços e assim, ter dinheiro para investir cada vez mais. Portanto, reserve também uma parte dos seus ganhos para esse objetivo.

Quando não deve investir?

Existem sim algumas situações nas quais você pode não estar preparado para começar a investir o seu dinheiro. Por exemplo, caso esteja pagando um empréstimo ou uma dívida feita do cartão de crédito, o mais recomendado é que essas dívidas sejam quitadas primeiro já que, provavelmente, os juros cobrados por elas é maior que a rentabilidade do investimento.

É comum ver dívidas cobrando 10% de juros ao mês, mas difícil é encontrar um produto que oferece esse mesmo rendimento. Portanto, primeiro fique em dia com suas dívidas e, só depois, comece a criar o hábito de investir.

Como começar a se planejar

Você pode começar a usar uma planilha ou mesmo um aplicativo (um dos que eu recomendo é o Guia de Bolso ou Money Lover) e acompanhar todos os seus gastos. A partir daí, é possível saber de quanto é o seu gasto mensal aproximado e calcular quanto você pode reservar para começar a investir.

Ser um investidor não é tão difícil quanto muitos imaginam. É necessário ter conhecimento e boa informação para começar. Faça a sua parte: se organize, planeje e estude sobre o assunto. Faça o seu dinheiro trabalhar por você.

Que tal começar a estudar hoje mesmo sobre o assunto? Assista à série Investimentos no meu canal do YouTube e tire todas as suas dúvidas!