O que é o Tesouro Prefixado? É um tipo de investimento no qual, assim que você investe o seu dinheiro, já sabe quanto vai ganhar. Como o próprio nome diz “prefixado”, trata-se de uma taxa fixa. .
Vamos entender agora um pouco mais sobre esse investimento que é indicado para os mais conservadores. Confira!
Como funciona o Tesouro Prefixado?
Existem, basicamente, 2 tipos de Tesouro Prefixado: o Tesouro Prefixado e o Tesouro Prefixado com juros semestrais. O fluxo de rendimentos do Tesouro Prefixado funciona exatamente igual ao do Tesouro Selic: por exemplo, você investe R$ 200 hoje e recebe, na data do vencimento, R$ 200 mais os juros.
Há também incidência do Imposto de Renda (IR) e também do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Mas o IOF só será cobrado se você vender os títulos nos primeiros 30 dias após o aporte.
Já o IR é cobrado apenas sobre o rendimento e não sobre o montante (investimento + rendimento). A taxa cobrada varia de acordo com o tempo que o dinheiro fica investido: quanto mais tempo você deixa o dinheiro lá, menos IR incide. Vejamos a tabela:
de 0 a 180 dias: 22,5%;
de 181 dias a 360 dias: 20%;
de 361 dias a 720 dias: 17,5%;
acima de 720 dias: 15%.
Quando o título vencer, o dinheiro que será retirado da conta já será sem o IR, ou seja, o imposto fica retido na fonte e você já recebe o valor líquido.
Para quem é indicado?
Um investimento feito no Tesouro Prefixado é mais indicado para algo de médio de longo prazo como a faculdade dos filhos, um carro, uma casa ou algo do tipo. A questão é que se você resgatar o valor antes da data de vencimento é possível até perder dinheiro.
Portanto, esse não é o lugar adequado, por exemplo, para fazer a sua reserva de emergência. Nesse caso, como já disse por aqui e também lá no canal, para a reserva, a melhor opção é o Tesouro Selic.
Pode acontecer também de você ganhar dinheiro, porque o Tesouro Prefixado é mais volátil que o Tesouro Selic. Isso significa que os ganhos e perdas variam com maior frequência e intensidade.
Quando investir no Tesouro Prefixado?
O ideal é comprar um título como esse quando a Taxa Selic está em alta porque, mesmo se ela cair, isso não faz diferença.
Explicando melhor, quem comprou um título lá em 2015, quando a Taxa Selic estava em 15%, assegurou essa taxa para os seus rendimentos. A partir daí, a taxa selic começou a despencar, mas isso não afetou os investimentos dessa pessoa no prefixado.
Quando posso vender o título?
A taxa do Tesouro Prefixado varia bastante e isso significa que, em determinados momentos, o título que você compra pode valer mais ou menos. Por isso, você pode sim vender antes do vencimento, mas cuide para que essa venda seja feita quando o título estiver valendo mais. Do contrário, seu investimento só vai te dar prejuízo.
Se você esperar para vender na data de vencimento, não perde nada. O valor acordado na data de compra será o que você vai receber.
E o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais, como funciona? Se quiser saber é só acessar o vídeo!