A Previdência Social, também conhecida pela sigla INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é um órgão do Governo Federal que tem como responsabilidade pagar os benefícios e as aposentadorias dos cadastrados no sistema.

Qualquer pessoa pode contribuir com o INSS, até mesmo quem está desempregado, e ter acesso a diversos benefícios.

Planejar a sua vida para o futuro é essencial, afinal de contas, é na velhice que precisamos mais de conforto e de dinheiro. É o momento também de desfrutar mais da vida, de viajar, entre outras coisas boas.

E, por mais que as pessoas falem mal do INSS, que não paga um valor legal ou coisas do tipo, acredito na máxima “ruim com ele, pior sem ele”. Por isso, vamos agora aprender tudo que precisamos sobre esse órgão para fazer a melhor escolha!

Quem tem o direito de se aposentar pelo INSS?

Todos podem contribuir, então, todos podem se aposentar pelo INSS. Porém, é preciso entender que existem diversos tipos de aposentadorias: por tempo de contribuição, com a fórmula 85/95, especial, por idade, por invalidez e proporcional.

A contribuição mensal é uma exigência para qualquer tipo de benefício do INSS. Assim, se você deseja se aposentar pelo INSS no futuro, precisa começar a contribuir o quanto antes.

Se você é um empregado formal de alguma empresa, ela tem por obrigação utilizar parte da remuneração para fazer essa contribuição. Você pode analisar se a contribuição está realmente sendo feita por meio do site Meu INSS.

Para os autônomos, ou seja, quem trabalha por conta própria, precisa ir lá no INSS, fazer a inscrição e contribuir todos os meses. Para quem é MEI, o valor do INSS já está dentro daquela contribuição mensal.

Quais são os outros benefícios do INSS?

Muita gente acha que o INSS só serve para fazer a aposentadoria. Mas, na verdade, ele oferece outros tipos de benefícios importantíssimos e que ajudam o indivíduo em momentos de maior dificuldade.

Por exemplo, quem sofre algum tipo de acidente e já contribui para o INSS, pode requerer o auxílio-acidente. Esse valor é pago até que você possa voltar a trabalhar normalmente. Além desse benefício e das aposentadorias, há outros como:

      • pensão por morte;
      • auxílio doença;
      • auxílio acidente;
      • auxílio reclusão;
      • salário maternidade;
      • pensão especial;
      • salário família.

Há muitas opções de benefícios no INSS, a regra básica para consegui-los é começar a contribuir.

Quando poderei me aposentar?

Essa é a pergunta que muita gente se faz. Mas, para saber ao certo, é preciso conhecer um pouco mais sobre os tipos de aposentadoria que existem. As principais são as aposentadorias por idade, por tempo de serviço e pela fórmula 85/95. Cada uma tem suas peculiaridades:

  • Aposentadoria por idade: homens só se aposentam a partir dos 65 anos e as mulheres a partir dos 60, caso sejam trabalhadores urbanos. Para os rurais, basta reduzir 5 anos para cada gênero;

  • Aposentadoria por tempo de contribuição: mulheres precisam ter 30 anos de contribuição e os homens, 35 anos. Nesse tipo de contribuição temos o famoso Fator Previdenciário;

  • Aposentadoria 85/95: aqui, leva-se em conta a soma da idade da pessoa com o tempo de contribuição. Para mulheres, a soma mínima deve dar 85 e, para os homens, 95.

Quer saber ainda mais detalhes sobre a Previdência Social e os tipos de benefícios? Então, assista ao vídeo na íntegra!