O Tesouro Direto é uma forma que o Governo Federal tem de conseguir dinheiro por meio da emissão de títulos públicos. Qualquer pessoa física pode comprar esses títulos e você pode começar a investir com apenas R$ 30. A grande questão agora é que as taxas do Tesouro caíram e muitas pessoas passaram a se perguntar se vale a pena continuar investindo.

Assim como em qualquer outro investimento, quando você compra um título do Tesouro, esse valor rende juros e você consegue resgatar mais do que investiu. Essa é uma boa alternativa, por exemplo, em relação à poupança.

Será que ainda é melhor investir no Tesouro Direito do que na poupança? Será que não vale mais a pena procurar outros tipos de investimentos que sejam igualmente seguros? É sobre isso que vamos falar agora!

Por que as taxas caíram?

As taxas do tesouro prefixado e do IPCA caíram. O Tesouro IPCA 2035 estava em torno de 5% e caiu para cerca de 4,6%, na data que estou escrevendo esse artigo. Uma das causas dessa queda nas taxas é o momento político que o país está vivendo. Com o novo governo, há uma promessa de uma reforma na previdência, do corte de gastos nos mais diversos setores e assim por diante.

Dessa forma, o cenário político torna o Tesouro Direto um investimento com um risco muito menor se comparado, por exemplo, ao ano de 2015, quando a crise política começou a afetar a economia. E, todo investir sabe que, quanto menor o risco de um investimento, menos você recebe por ele.

Vale a pena o investimento?

Agora que você já sabe as causas dessa queda nas taxas e entende que elas podem aumentar ou diminuir de acordo com o cenário, eis a resposta para a sua dúvida: sim, vale a pena investir.

Além disso, para quem deseja investir no Tesouro IPCA, muito recomendado para a aposentadoria, é preciso pensar no longo prazo. Esse tipo de título costuma ter validade de 15, 20 anos, ou seja, de um grande período de tempo. Nesse intervalo, muita coisa pode mudar, afinal de contas, governos entram e saem e muitas eleições estão por vir. Portanto, as taxas podem voltar a subir e você já vai estar ganhando.

Vale a pena investir em outras opções?

Uma das principais “regras” quando o assunto é finanças pessoais é diversificar os investimentos. Você pode pensar em CDB rendendo mais de 100%, fundos imobiliários, ações, entre muitos outros. É claro que, antes de investir, é preciso estudar sobre cada uma dessas opções. Você encontrará um bom material com exemplos claros de como investir em cada uma dessas opções lá no meu canal.

Outro ponto é que não adianta muito apenas comprar e “deixar lá”. Se você quer, de fato, se tornar um excelente investidor e ver o seu dinheiro render cada vez mais, precisa acompanhar todos os seus investimentos de perto.

Quer saber mais detalhadamente sobre o assunto? Então, veja o vídeo completo lá no canal Economirna!