Quem investe ou pensa em investir o dinheiro no Tesouro Direto se deparou com uma novidade essa semana. Aconteceram algumas mudanças nessa forma de investimento e tem muita gente que está com dúvida sobre o assunto.

Por exemplo, muitas pessoas estão acostumadas a investir no Tesouro Selic, um tipo de investimento com liquidez diária e que oferece rendimentos melhores do que a poupança. Era normal entrar nas plataformas de investimento e adquirir esse tipo de título com data de vencimento para 2023, mas algumas pessoas tomaram um susto com uma pequena modificação.

Agora, os investidores só encontrarão, disponíveis para a compra, o Tesouro Selic 2025. Outra mudança aconteceu com o Tesouro Prefixado.  E agora o que fazer? Calma que isso tem solução e é sobre isso que falaremos agora!

Por que as datas de vencimento mudam?

Isso acontece por conta da tabela de tributação do IR para investimentos do tipo. Vamos relembrá-la:

  • de 0 a 180 dias: 22,5% de IR sobre o rendimento;

  • de 181 a 360 dias: 20% de IR sobre o rendimento;

  • de 361 a 720 dias: 17,5% de IR sobre o rendimento;

  • a partir de 721 dias de aplicação: alíquota mínima de 15% de IR sobre o rendimento.

A ideia da mudança de vencimentos é justamente para beneficiar o investidor, para que ele tenha tempo de deixar o dinheiro por mais de 2 anos no investimento. Assim, ele tem a chance de pagar apenas a alíquota mínima do IR. Então, essa é uma mudança normal que acontece com os títulos do Tesouro Direto.

É necessário vender o título que mudou a data de vencimento?

Quem investia nos títulos do Tesouro Selic 2023 e agora passará a investir no Tesouro Selic 2025 não precisa vender o seu título ou ter medo de perder os seus investimentos. O mesmo vale para o tesouro prefixado. Tudo continua valendo normalmente, inclusive se caso você precisar vender o seu título. Não houve mudanças nesse aspecto.

Ao vender o título de vencimento em 2023 para comprar o título com vencimento 2025, você acabará pagando mais imposto que o necessário e acabará perdendo dinheiro nessa transação sem nenhum motivo.

E quem tem compra programada? Como fazer?

Nesse caso, o investidor precisará reprogramar a compra. Em vez de deixar agendado a compra do Tesouro Selic 2023, deve reprogramar para o Tesouro Selic 2025. Fora isso, tudo deve continuar acontecendo normalmente sem nenhum tipo de intercorrência. Inclusive, o título continuará rendendo como sempre, não há com o que se preocupar.

Por que investir no Tesouro Selic?

Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens de investir nesse título, precisa conhecer todos os motivos pelos quais você deve começar o seu investimento hoje mesmo.

O Tesouro Selic rende mais que a poupança e é igualmente bom para guardar a sua reserva de emergência. Caso você precise do dinheiro de forma urgente, pode solicitar o resgate e o dinheiro estará no dia seguinte na sua conta (desde que solicitado em dias úteis e horário comercial). Portanto, é uma ótima opção de investimento para aquele dinheiro que você deve separar todos os meses para possíveis imprevistos.

Gostou de saber mais sobre as mudanças no Tesouro Selic? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras pessoas!