O Tesouro Selic é um dos títulos do Tesouro Direto. Ele é bastante indicado para quem precisa criar uma reserva de emergência já que o seu dinheiro pode ser sacado a qualquer momento (respeitando o prazo de D +1). O fato é que tem muita gente por aí afirmando que a Poupança está rendendo mais do que a Tesouro Selic, o que é um erro.

Esse título do Tesouro é frequentemente comparado à poupança já que é nela que muita gente faz a reserva de emergência. O problema disso é que investir na poupança pode significar a perda de rendimentos, especialmente com as novas regras. Entenda mais sobre o assunto e acompanhe o texto!

Quais as principais diferenças entre a poupança e o Tesouro Selic?

Para entender um pouco mais sobre essa mudança, é importante saber quais são as principais diferenças entre esses dois investimentos. Uma delas é que, enquanto a poupança rende mensalmente, o rendimento do Tesouro Selic é diário. Não incide IR na poupança, já no Tesouro Selic usa-se a tabela regressiva do IR (apenas sobre o rendimento), ou seja, quanto mais tempo você deixar o seu dinheiro lá, menos vai pagar de imposto.

No Tesouro Selic, também há o pagamento de uma taxa chamada Taxa de Custódia que é paga para a B3, ou seja, para a Bolsa. Mas não se preocupe, pois essa taxa é bem pequena: de 0,25% ao ano e é cobrada por semestre proporcionalmente. 

Outro ponto importante para se atentar na hora de investir no Tesouro Selic é que, inicialmente, muitas pessoas se assustam por ver uma rentabilidade negativa. Isso é bastante comum nos primeiros dias, mas isso é normal. Esse tempo reduziu consideravelmente com as novas mudanças.

Quais foram as mudanças no Tesouro Selic?

Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre esse título, vamos ao assunto principal desse conteúdo. Ocorreu uma mudança na forma de remuneração desse título que faz com que, na maioria das vezes, ele seja mais vantajoso do que a poupança. Essa vantagem torna-se definitiva já a partir do sexto mês de aplicação. Isso ocorreu porque houve uma redução do spread que representa a diferença entre taxa de compra e taxa de venda do título.

O spread que antes era de 0,04%aa, passou a ser de apenas 0,01%aa. Dessa forma, a vantagem da caderneta de poupança só supera a do Tesouro Selic em 4 dias no mês zero, ou seja, nos primeiros 30 dias de aplicação. 

Assim, mesmo no curto prazo, o Tesouro Selic pode oferecer um rendimento maior do que a poupança. Tudo depende de quando você faz o resgate do seu título. 

Quer aprender mais sobre o Tesouro Direto e investir o seu dinheiro com maior confiança? Então assista à playlist sobre o assunto!