O Tesouro Selic é um título público oferecido pelo Tesouro Direto, um tipo de investimento bastante indicado para montar a sua reserva de emergência. O problema é que ele anda oferecendo um rendimento negativo e isso tem deixado muita gente de cabelo em pé.

Mas calma! Vou explicar tim tim por tim tim sobre o que está acontecendo de fato e também se você deve deixar a reserva no Tesouro Selic ou se deve escolher outro tipo de investimento.

Confira abaixo a resposta a essas perguntas e outras sobre o rendimento negativo do Tesouro Selic. Confira!

O que está acontecendo no mercado financeiro?

O primeiro passo para entender onde você deve colocar a sua reserva de emergência é compreendendo o que está acontecendo no mercado financeiro, principalmente aqui no Brasil.

De fato, os títulos públicos — do qual faz parte o Tesouro Selic — são os investimentos mais seguros do mercado já que são cobertos pelo Tesouro Nacional.

Outro ponto importante para lembrar é que o Tesouro Selic, como o próprio nome já diz, tem como base a principal taxa no mercado brasileiro, a Taxa Selic, que chegou ao patamar histórico de apenas 2%!

Quando investimos em um título como esse precisamos prestar atenção também na taxa de contratação. Ela costumava ser bem pequena (cerca de 0,02%), mas, agora está maior e isso significa que você vai comprar o título com um desconto maior, ou seja, vai pagar menos pelo Tesouro Selic.

E a gente sabe também que as finanças do nosso país não estão boas e muitas pessoas deixaram de investir no Tesouro Selic por medo de perder dinheiro. Seria o mesmo que emprestar para alguém que está endividado, ou seja, as chances de pagar são menores.

Por isso, a taxa de contratação tem ficado maior, meio que para compensar esse fato e estimular as pessoas a investirem mais nesse título público.

Devo tirar a minha reserva no Tesouro Selic?

Agora que você já entendeu, mais ou menos, como a coisa funciona, já pode tomar uma decisão com maior segurança. Mas vou explicar algumas coisas a mais.

O Tesouro Selic está dando desconto nos títulos, não é mesmo? Isso também significa que, se você está pensando em resgatar o seu título, ou seja, vendê-lo, pode perder dinheiro. Você comprou por um preço maior que o atual, assim, pode perder dinheiro no momento de resgatar.

Então, é preciso pesar na balança o quanto você vai perder de dinheiro com o resgate do título. 

O CDB pode ser uma boa opção nesse momento, mas é preciso ver a rentabilidade e se ela vai compensar o “prejuízo”. Assim, o mais importante é estudar tudo muito bem, entender como esses investimentos funcionam e acompanhá-los.

Outra coisa é que o desespero nessas horas não ajuda em nada. Tirar o dinheiro do Tesouro Selic de forma impulsiva, sem saber ao certo o que está fazendo pode fazer com que você perca ainda mais dinheiro. Portanto, faça as coisas com calma.

Ainda ficou na dúvida? Então, assista ao vídeo que fiz ao vivo sobre o assunto na íntegra e entenda melhor sobre o assunto!