Já pensou em comprar e vender dólares e ganhar uma grana com isso? Pode ser que sim, mas para fazer isso é preciso um grande capital e, normalmente, só os grandes milionários conseguem. Mas você sabia que, por meio de um Fundo Cambial, já pode começar a investir em moedas estrangeiras mesmo com pouco?

Mas o que é um Fundo Cambial na prática? Como funciona? Vale a pena o investimento? Confira as respostas para essas e outras perguntas abaixo!

O que é um Fundo Cambial?

Trata-se de um fundo de investimento no qual você coloca o seu dinheiro e ele será aplicado em moedas estrangeiras como o Euro, o Dólar, as Libras, entre outras.

Uma coisa muito bacana do fundo de investimento é que você não precisa ser um especialista em câmbio para começar a investir. Você investe seu dinheiro no fundo e um equipe  profissional irá fazer a gestão dos recursos.  

Como funciona um Fundo Cambial?

Como acontece com qualquer outro fundo, aqui temos um grupo de investidores e um gestor do fundo. Esse gestor é um especialista no assunto que pega o dinheiro que foi investido por todos e faz o trabalho de compra e venda da moeda com o objetivo de acompanhar a oscilação cambial.

Esse gestor, obviamente, tem que ser pago por esse trabalho. Assim, os investidores precisam pagar algumas taxas como a de administração ou então a de performance ou as duas a depender do fundo.

Normalmente, a maioria desses fundos utilizam o dólar. Assim, é bem fácil saber qual será o rendimento do fundo já que ele é baseado na variação do dólar em relação ao real.

Vale a pena investir?

Eis a pergunta que não quer calar: será que vale a pena investir no Fundo Cambial? Bom, é isso que vamos analisar agora.

Na prática, será mais ou menos assim: digamos que você investiu R$ 1000 e que o dólar tenha tido uma valorização de 20%, você terá uma rentabilidade de aproximadamente 20%. Bom não é mesmo?

Quando investir em um Fundo Cambial?

Quando quer dolarizar a carteira

Vou explicar este tópico com um exemplo prático e do dia a dia para você entender melhor. 

Vamos supor que você tenha um dinheiro guardado para fazer uma viagem ao exterior em 2 anos. Como a nossa moeda não é nem um pouco estável, o mesmo dinheiro de hoje pode não valer muito quando você for fazer a sua viagem.

Assim, é bem provável que a quantidade de dólares que você compraria hoje para a viagem não dê para comprar a mesma quantidade daqui a 2 anos.

E como se proteger disso? Com os Fundos Cambiais! Se você investir esse dinheiro hoje em um fundo como esse, o seu dinheiro também vai acompanhar a variação do dólar e assim, você não vai tomar um susto quando chegar o momento de viajar e de comprar os dólares.

Proteção de carteira

Sabia que os Fundos Cambiais podem proteger os seus investimentos na bolsa de valores? Mas como?

Bom, trocando em miúdos, na grande maioria das vezes, quando o dólar cai, a bolsa entra em alta, sendo o contrário também verdadeiro.

Sendo assim, se os seus investimentos nas ações entrarem em queda, tendo dinheiro investido no Fundo Cambial, você pode ganhar por meio deste, já que, provavelmente, estará em alta. Isso ajuda a amortecer a sua perda financeira.

Tá gostando de saber mais sobre o Fundo Cambial? Então, assista ao vídeo completo sobre o assunto e comece a ganhar dinheiro com o dólar!